MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES - UMA PROFISSÃO DE FUTURO
É isso mesmo, um bom técnico de manutenção de computadores é um profissional que tem o futuro garantido.
Por um fator bem simples. Hoje, temos os MP3, os Ipod, os notebooks, os desktop e uma série enorme e interminável de aparelhos computadorizados e de computadores propriamente ditos. Com a política de inclusão digital, as máquinas hoje estão nas casas de praticamente todas as famílias e de nas mais diversas classes sociais. Muitas famílias possuem até mesmo mais de um computador e montam redes domésticas para atender a todos os seus membros.
E daí? Muito simples. Ante a este cenário, é razoável compreender e deduzir que essa “invasão” de computadores tem tudo para se ampliar e jamais para retroceder. Quem de nós hoje, em sã consciência, se imagina vivendo sem possuir um computador desktop, um notebook ou um equipamento informatizado? Claro que ninguém. Por isso mesmo, o profissional emmanutenção de computadores será cada vez mais necessário e requisitado. Principalmente se for bem formado e se atuar de forma transparente e competente. Por essas e outras razões, fica muito fácil entender porque esse profissional tem seu futuro assegurado por longos e longos anos.
O governo tenta fazer a sua parte, instalando pólos de aprendizado através dos Tele-Centros e de outros programas. Contudo, a demanda por aprendizado de qualidade para essa área é ainda muito grande. O importante é ter-se em mente que a necessidade de se observar à qualidade do curso que se pretende fazer é fundamental para que sua experiência seja repleta de êxitos e você consiga, ao final do curso, a tão sonhada vaga de emprego. Além disso, poderá trabalhar também de forma autônoma ou como freelancer. Um serviço bem feito nessas condições lhe garantirá a formação de uma reputação de respeito e de competência. E isso garantirá um bom rendimento mensal por toda a sua vida profissional.
Olhando pelo lado profissional, o desenvolvimento de atividades como autônomo é uma ótima oportunidade para o profissional recém formado atingir mais rapidamente uma situação de destaque no mercado. Isso é claro, se forcompetente e souber aproveitar muito bem as oportunidades de contato e se fazer mostrar como alguém de talento para a profissão. E pode ainda servir para o incentivo na criação de cooperativas formadas por jovens que, com o apoio de incubadoras, poderiam iniciar uma empresa e terminar dando empregos formais para muito mais pessoas além dos que iniciaram a cooperativa.
Usar os CEFET’s e as escolas do sistema “S” para criar pólos de formação de profissionais altamente capacitados em manutenção de computadores; agregar os jovens que não fossem captados durante o curso por empresas interessadas; dar apoio logístico, financeiro e administrativo através de incubadoras até que conseguissem caminhar com os próprios pés; seria uma forma inacreditável de alavancar os empregos e proporcionar a jovens carentes a imensa oportunidade de escapar do ciclo de pobreza que sempre teima em prendê-los na miséria e no desalento.
(Fonte: www.tecnologiahoje.com.br)
Não há nada como estar preparado. O que poderia se transformar em um pesadelo
agora já não assusta mais. talvez sua placa de video precise de uma ajustada e você
não tem uma chave de fenda por perto para resolver o caso, ou então você não consegue ler seu hd para reconhecer quais são os drivers que lá estão, muito inicializar o windows.
Nunca se esqueça de uma coisa: se você estiver pronto para o desastre, então você estará com 90% do caminho sucesso percorrido.
Esta dica do seu amigo dkc possui dois focos. No primeiro, nós observaremos seu hardware e mostraremos como fazer sua manutenção preventiva para ajudá-lo a ter um controle melhor do pc.
Mostraremos também como manter o seu computador limpo, previnindo-o assim de instabilidades e ajudando a melhorar sua performance. Remover poeira de dentro de todos as partes de pc e um investimento pequeno, mas muito importante.
Afinal, quem naõ tem um teclado sujo por entre as teclas? Sabendo limpá-lo, aquela tecla
que não funcionava mais pode voltar a viver.
fonte: dkc manutenção de micros.
1. Se executar o scandisk e possuir vários drives instalados apenas segure a tecla Ctrl e escolha todos os drives.
2. Faça um atalho personalizado para o scandisk. Crie um novo atalho, digitando ScanDSKW na caixa de linha de comando. Dê um clique duplo no novo ícone e escolha Propriedades. Selecione a janela Atalho, e confirme se o parâmetro alvo é C:WINDOWSSCANDSKW.EXE /n.
3. Executar o desfragmentador de disco uma vez por mês é adequado para a maioria dos usuários.
4. Veja qual foi a última vez que executou o Defrag. Dê um clique com o botão direito no drive Meu computador e selecione Propriedades. Clique na janela Ferramentas para verificar a data.
5. Se o defrag sempre reinicia devido aos outros aplicativos sendo executados, então pressione Ctrl + Alt + Delete para abrir a caixa Fechar programa. Finalize a tarefa de cada programa exceto Explorer e Systray.
6. Libere espaço de disco clicando em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e Limpeza de disco.
7. Se você não consegue acessar a caixa de Fechar programas quando seu PC trava, tente as teclas Ctrl + Esc para acessar o menu Iniciar. De onde você pode desligar.
Se você receber uma mensagem de erro referindo-se a um arquivo de dispositivo perdido com uma extensão VXD, então tente reinstalar o driver a que ele está relacionado. Isso deve resolver o problema.
8. Se o scandisk encontrar erros você pode salvar os arquivos e a eles serão dados uma extensão .CHK. Eles ficarão no diretório raiz. Utilize o bloco de notas para abri-los, e então remova aqueles que não são importantes.
9. Sempre confira se você tem um disco de inicialização disponível para emergências. Acesse o Adicionar/Remover programas e selecione a janela Disco de inicialização e crie um.
10. Sempre confira se sua pasta de temporários está vazia pois isso pode afetar a performance do Windows e causar problemas na instalação de softwares.
Procure pelos mais novos drivers para seu hardware on-line. Isso pode ajudá-lo a acelerar seu sistema e livrá-lo de bugs.
11. Problemas com impressoras? Os usuários do Windows 98 podem utilizar o guia de soluções de impressões avançado. Acesse pelo menu Iniciar, Ajuda. Os usuários do Win95 terão que acessá-lo diretamente do CD.
12. Se perceber que seu PC trava, não pressione o botão reset. Pressione as teclas Ctrl + Alt + Delete para acessar a caixa de diálogo Fechar programa. Finalize a tarefa que não estiver respondendo.
13. Isso é raro, mas se um dos ícones da lixeira desaparecer. No Regedit, vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerDesktopNamespace. No painel da esquerda, dê um clique com o botão direito na chave NameSpace e selecione Nova, Chave. Digite o seguinte, exatamente, (tudo em uma única linha sem espaços):
{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}
e pressione Enter. No painel da direita, dê um clique com o botão direito em Padrão e selecione modificar. Na caixa de diálogo Editar linha, no valor digite Lixeira, e então clique OK para fechar o regedit. Pressione F5 para atualizar a área de trabalho.
14. Seu PC pode se recusar a iniciar devido a arquivos perdidos. Execute o Setup.exe pelo CD do Windows, então escolha Verificar quando for perguntado.
15. Confira se pode ver todos os arquivos de seu sistema. Abra o Meu computador e clique em Exibir, Opções de pasta. Selecione a janela Exibir, e confira se Mostrar todos os arquivos está marcado.
16. Coloque os arquivos em somente leitura para evitar que sejam removidos acidentalmente. Dê um clique com o botão direito em um arquivo e escolha Propriedades. Selecione a janela Geral e marque a caixa Apenas leitura.
17. Se o scandisk diz que você cruzou clusters, mas após tê-los reparado e reiniciado o processo todo se repete, não se preocupe. A próxima vez que o Windows iniciar pressione F8, selecione apenas comando prompt do menu. Digite scandisk e isso resolverá o problema.
18. Evite infecções de vírus sendo cuidadoso ao abrir anexos. Utilize o QuickView para visualizar os anexos antes de abri-los.
19. Crie uma partição em seu disco rígido que atuará como uma área de armazenamento para seus dados em backup.
20. O windows nem sempre se lembra como você dimensionou ou posicionou uma pasta. Para solucionar esse problema, basta abri-la, acertar seu tamanho e posição, e fechá-la segurando as teclas Ctrl + Alt + Shift.
FONTE: OFICINA DA NET

Um kit de chaves já quebra um bom galho

Use uma lanterna LED para iluminar o gabinete

Chaves de soquete ajudam a instalar os espaçadores no gabinete

Alicates de corte (esquerda) e de bico (direita) são sempre úteis

Ar-comprimido ajuda a se livrar da poeira

Seu smartphone tem uma câmera, use-a!

Há várias opções para amarrar cabos dentro e fora do gabinete

Uma dock SATA externa é muito útil na hora de transferir grandes quantidades de arquivos

Medidores como este ajudam a identificar o consumo de energia
20 DICAS PARA MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
1. Se executar o scandisk e possuir vários drives instalados apenas segure a tecla Ctrl e escolha todos os drives.
2. Faça um atalho personalizado para o scandisk. Crie um novo atalho, digitando ScanDSKW na caixa de linha de comando. Dê um clique duplo no novo ícone e escolha Propriedades. Selecione a janela Atalho, e confirme se o parâmetro alvo é C:WINDOWSSCANDSKW.EXE /n.
3. Executar o desfragmentador de disco uma vez por mês é adequado para a maioria dos usuários.
4. Veja qual foi a última vez que executou o Defrag. Dê um clique com o botão direito no drive Meu computador e selecione Propriedades. Clique na janela Ferramentas para verificar a data.
5. Se o defrag sempre reinicia devido aos outros aplicativos sendo executados, então pressione Ctrl + Alt + Delete para abrir a caixa Fechar programa. Finalize a tarefa de cada programa exceto Explorer e Systray.
6. Libere espaço de disco clicando em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema e Limpeza de disco.
7. Se você não consegue acessar a caixa de Fechar programas quando seu PC trava, tente as teclas Ctrl + Esc para acessar o menu Iniciar. De onde você pode desligar.
Se você receber uma mensagem de erro referindo-se a um arquivo de dispositivo perdido com uma extensão VXD, então tente reinstalar o driver a que ele está relacionado. Isso deve resolver o problema.
8. Se o scandisk encontrar erros você pode salvar os arquivos e a eles serão dados uma extensão .CHK. Eles ficarão no diretório raiz. Utilize o bloco de notas para abri-los, e então remova aqueles que não são importantes.
9. Sempre confira se você tem um disco de inicialização disponível para emergências. Acesse o Adicionar/Remover programas e selecione a janela Disco de inicialização e crie um.
10. Sempre confira se sua pasta de temporários está vazia pois isso pode afetar a performance do Windows e causar problemas na instalação de softwares.
Procure pelos mais novos drivers para seu hardware on-line. Isso pode ajudá-lo a acelerar seu sistema e livrá-lo de bugs.
11. Problemas com impressoras? Os usuários do Windows 98 podem utilizar o guia de soluções de impressões avançado. Acesse pelo menu Iniciar, Ajuda. Os usuários do Win95 terão que acessá-lo diretamente do CD.
12. Se perceber que seu PC trava, não pressione o botão reset. Pressione as teclas Ctrl + Alt + Delete para acessar a caixa de diálogo Fechar programa. Finalize a tarefa que não estiver respondendo.
13. Isso é raro, mas se um dos ícones da lixeira desaparecer. No Regedit, vá para a chave HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsCurrentVersionExplorerDesktopNamespace. No painel da esquerda, dê um clique com o botão direito na chave NameSpace e selecione Nova, Chave. Digite o seguinte, exatamente, (tudo em uma única linha sem espaços):
{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}
e pressione Enter. No painel da direita, dê um clique com o botão direito em Padrão e selecione modificar. Na caixa de diálogo Editar linha, no valor digite Lixeira, e então clique OK para fechar o regedit. Pressione F5 para atualizar a área de trabalho.
14. Seu PC pode se recusar a iniciar devido a arquivos perdidos. Execute o Setup.exe pelo CD do Windows, então escolha Verificar quando for perguntado.
15. Confira se pode ver todos os arquivos de seu sistema. Abra o Meu computador e clique em Exibir, Opções de pasta. Selecione a janela Exibir, e confira se Mostrar todos os arquivos está marcado.
16. Coloque os arquivos em somente leitura para evitar que sejam removidos acidentalmente. Dê um clique com o botão direito em um arquivo e escolha Propriedades. Selecione a janela Geral e marque a caixa Apenas leitura.
17. Se o scandisk diz que você cruzou clusters, mas após tê-los reparado e reiniciado o processo todo se repete, não se preocupe. A próxima vez que o Windows iniciar pressione F8, selecione apenas comando prompt do menu. Digite scandisk e isso resolverá o problema.
18. Evite infecções de vírus sendo cuidadoso ao abrir anexos. Utilize o QuickView para visualizar os anexos antes de abri-los.
19. Crie uma partição em seu disco rígido que atuará como uma área de armazenamento para seus dados em backup.
20. O windows nem sempre se lembra como você dimensionou ou posicionou uma pasta. Para solucionar esse problema, basta abri-la, acertar seu tamanho e posição, e fechá-la segurando as teclas Ctrl + Alt + Shift.
FONTE: OFICINA DA NET
Ferramentas essenciais para fazer a montagem ou a manutenção de seu PC
Loyd Case, PCWorld EUA
05-12-2012
Você até pode montar um PC usando só uma chave Phillips, mas com algumas ferramentas extras irá economizar tempo e evitar frustração. Veja quais são elas e porque são úteis.
Você pode até pensar que para montar um PC basta encaixar as peças: insira a peça A no soquete B, conecte à peça C e está pronto. Os componentes são relativamente padronizados, então desde que você se certifique de que as peças são compatíveis umas com as outras completar a montagem não deve exigir mais do que uma chave Philips Nº 2 e uma hora de seu tempo.
Mas as coisas nunca são tão simples assim.
Embora você possa montar um PC usando apenas a chave Philips, o tempo necessário e os obstáculos que você irá encontrar podem levar a frustração desnecessária. Mas com as ferramentas certas você pode eliminar horas do processo, e transformar aquele projeto de construção ou upgrade de um PC em uma experiência verdadeiramente agradável.
A seguir compartilho com vocês as ferramentas que uso, porque, e como elas tornam a montagem do PC muito mais fácil.
Chaves
Se você monta (ou atualiza) um ou dois PCs num ano, um par de chaves Philips deve ser o suficiente. As que uso tem hastes longas, algo necessário para apertar os parafusos oculos atrás de dissipadores e outros locais de difícil acesso. Você vai precisar de uma chave Nº 2 e uma Nº 1. A maioria dos parafusos usados na montagem de PCs é Nº 2, mas alguns são um pouco menores.
Mas pense em expandir sua caixa de ferramentas para estar preparado para qualquer necessidade. Tenho uma chave de haste longa e lâmina pequena (fenda), que é útil para desplugar conectores VGA ou DVI de placas de vídeo e monitores. E um kit de chaves bem pequenas “de relojoeiro”, para lidar com notebooks.

Um kit de chaves já quebra um bom galho
Se você faz da montagem de PCs uma profissão, talvez valha a pena investir em uma parafusadeira elétrica. O crucial nesse caso é escolher um modelo com velocidade e torque ajustáveis. Comece com ambos no mínimo, e você nunca correrá o risco de danificar a cabeça de um parafuso. Pontas magnetizadas evitam que você derrube parafusos dentro do gabinete, e pontas intercambiáveis dão mais versatilidade. Extensores também são úteis, já que o próprio design da maioria das parafusadeiras torna difícil seu uso nos cantos mais apertados do gabinete de um PC.
Hemostato
Às vezes você precisa de uma ferramenta para agarrar firmemente um item ou componente pequeno. Ou então de uma “terceira mão” para segurar algo no lugar enquanto faz um ajuste. Nessas horas um hemostato, ou pinça hemostática, é perfeito. Com ele fica fácil agarrar a ponta de um conector pequeno (como o conector do botão de força do gabinete) e guiá-lo até os pinos correspondentes na placa-mãe, ou pegar um parafuso que tenha caído em um canto do gabinete que é difícil de alcançar.
Eles geralmente são vistos como equipamento cirúrgico (o nome “hemostato” vem da sua principal função, fechar uma veia para impedir um sangramento), mas é possível encontrar modelos baratos e bons o suficiente em lojas de modelismo ou online. Tenho dois, um pequeno e um grande, que uso alternadamente de acordo com a situação.
Lanterna LED
O interior da maioria dos gabinetes de PCs é preto, geralmente um preto fosco. Mesmo que você esteja trabalhando em uma sala bem iluminada, a falta de contraste dentro do gabinete torna difícil ver onde vão todos os conectores, chaves e fios. Para iluminar o interior do gabinete, você pode usar uma lanterna LED com grampo. Elas produzem luz branca com intensidade suficiente, não consomem muita energia e podem ser posicionadas no gabinete do jeito que eu quiser.

Use uma lanterna LED para iluminar o gabinete
O modelo da foto é uma Clamplight da Blackfire, que custa cerca de US$ 20 nos EUA. Mas você também pode usar uma luminária de mesa com um “pescoço” ajustável. O ideal é um modelo que produza um feixe de luz mais concentrado.
Chave de soquete
São úteis para prender e remover os espaçadores de latão que são inseridos no gabinete, aos quais a placa-mãe é parafusada. E também para prender ou soltar as porcas ao lado dos conectores DVI ou VGA em uma placa de vídeo (onde o cabo é parafusado).

Chaves de soquete ajudam a instalar os espaçadores no gabinete
Alicates de bico e de corte
Às vezes você só precisa de algo básico, como um bom par de alicates de corte e de bico. Note que as pequenas “lâminas” de corte integradas a muitos alicates de bico não são úteis, já que não tem alcance para cortar um fio em um local apertado. Não que eu use o alicate de corte para cortar fios: na verdade ele é muito útil para cortas as amarras plásticas usadas para organizar fios.

Alicates de corte (esquerda) e de bico (direita) são sempre úteis
Você vai precisar de versões bem pequenas destas ferramentas. Em vez de uma loja de ferragem, procure em lojas de modelismo.
Mantenha tudo limpo
Um PC funcionando por um longo tempo provavelmente acumulará poeira. E esta poeira, depositada sobre lâminas das ventoinhas, dissipadores e outras partes internas eventualmente resulta em aumento de temperatura dentro do gabinete. E quanto mais quente seu PC, menos eficiente ele é, podendo chegar ao ponto de se tornar instável, desligando ou “rebootando” de forma aparentemente inexplicável.

Ar-comprimido ajuda a se livrar da poeira
Os bons gabinetes de PC tem filtros para impedir a entrada de poeira, mas mesmo eles podem sofrer com o acúmulo, o que reduz o fluxo de ar e aumenta a temperatura. É por isso que a cada dois meses eu abro meus computadores e limpo eles por dentro usando uma lata de ar comprimido. Só fique de olho no que está comprando e evite produtos contendo CFCs e HCFCs (que prejudicam o meio ambiente) ou gás propelente inflamável.
Nunca use um secador de cabelos ou aspirador de pó para “soprar” ou “sugar” a poeira de dentro do PC. A carga estática gerada pelo motor destes aparelhos pode danificar componentes sensíveis, como os pentes de memória ou mesmo o processador.
Camera
Uma câmera, seja uma compacta ou mesmo seu smartphone, é muito útil durante a montagem ou manutenção do seu PC. O objetivo não é documentar seu trabalho para a posteridade, mas sim usar as fotos como uma referência para saber como as coisas estavam em cada passo do processo, como a posição de uma chave ou a forma como um cabo é encaixado. Ou seja, tire uma foto antes de desmontar algo para ter melhores chances de remontar tudo do jeito certo mais tarde.

Seu smartphone tem uma câmera, use-a!
Amarrando tudo
É sembre bom agrupar e amarrar os cabos dentro do gabinete do PC. Assim ele não só fica com um visual mais organizado, como você também facilita a circulação do ar. Uma dica: não use amarras plásticas. O problema com elas é que se mais tarde você precisar trocar algum cabou ou instalar algo novo terá de cortar a amarra, o que é um incômodo e pode representar um risco se a tesoura ou alicate “escapar” e acertar um fio.

Há várias opções para amarrar cabos dentro e fora do gabinete
Em vez disso, você pode usar arame plastificado, encontrado em lojas de jardinagem. Geralmente as embalagens já incluem um cortador, então é só medir, cortar e amarrar, tendo o cuidado de deixar o arame o mais curto possível.
Se você precisa de algo um pouco mais robusto pode usar tiras de velcro, encontradas em lojas de utilidades domésticas. E elas são incrivelmente úteis para outras coisas, como organizar feixes de cabos de rede, os cabos de força atrás do rack na sala de estar, etc. As possibilidades são infinitas.
Termômetro infravermelho
Já usei termômetros infravermelhos para medir as temperaturas de fontes de alimentação, placas de vídeo e o interior do gabinete de PCs. É uma ferramenta realmente maravilhosa: basta apontá-la para o local que quer medir (use o “laser” como guia) e ler o resultado na tela.

Use o termômetro para identificar componentes que estão superaquecendo ou refrigeração deficiente
Com isso fica fácil saber se o gabinete está acumulando ar quente em algum ponto, e adicionar uma ventoinha ou reposicionar um feixe de cabos para amenizar o problema. Os preços desta ferramenta vem despencando, e hoje não é difícil achar modelos por cerca de R$ 100.
Dock SATA externa
Estes acessórios estão disponíveis em vários padrões de conexão (USB, FireWire, eSATA), e alguns são capazes de abrigar mais de um HD. Eu uso um modelo USB 3.0 para um só HD, que me atende bem. São úteis para copiar grandes quantidades de dados de um HD antigo para um novo (sem ter de instalar o HD antigo no gabinete) ou para backups rápidos em um HD externo.

Uma dock SATA externa é muito útil na hora de transferir grandes quantidades de arquivos
De olho no consumo
Os PCs estão cada vez mais eficientes, mas ter um simples medidor de consumo de energia à mão é algo útil. Por exemplo, graças a um destes aparelhos eu notei que uma de minhas máquinas estava subitamente consumindo mais energia do que o normal. O problema estava na ventoinha da fonte, cheia de poeira que impedia a boa circulação de ar e a refrigeração correta do componente. Uma fonte “quente” é menos eficiente e consome mais energia. Minha preocupação não era com a conta de luz, mas com a temperatura, que poderia danificar a fonte.

Medidores como este ajudam a identificar o consumo de energia
Um medidor de consumo também é útil com outros aparelhos e eletrônicos. Quando remodelei minha cozinha acabei com duas geladeiras “extras”, e pretendia colocar apenas uma dela na garagem. Testei cada uma delas com um Watts Up Pro, e fiquei com a que era mais eficiente. O modelo que uso, que tem uma porta USB, permite coletar dados sobre o consumo ao longo do tempo e analisá-los mais tarde.
Usar as ferramentas corretas irá ajudá-lo a economizar tempo e evitar frustrações. Mas não é só isso: com as ferramentas certas o risco de danificar um componente diminui, e isso pode representar uma bela economia. Palavra de quem já cometeu muitos erros por causa de ferramentas erradas.
Antes de começar, olhe para a pilha de peças em sua mesa e pense em quais ferramentas serão necessárias para fazer o trabalho de forma correta e eficiente. Sua recompensa será um PC funcionando logo na primeira tentativa, em tempo recorde.
fonte: pc word
Nenhum comentário:
Postar um comentário